PROGRAMA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA SOBRE SAÚDE DO ADOLESCENTE

INTRODUÇÃO

A partir de agora, você faz parte do curso "Introdução à saúde integral dos adolescentes e jovens", concebido pelo Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - NESA/UERJ, com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS). Seja bem-vindo!

topo


 

HISTÓRICO

Com a expansão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, notadamente a Internet, no final da década de 90, a OPAS propôs a alguns profissionais de saúde que desenvolvessem em conjunto com suas equipes de trabalho, cursos de capacitação na modalidade de educação à distância (EAD).

Na primeira fase do processo de criação deste ambiente virtual de aprendizagem, houve a parceria com o Laboratório de Tecnologias Cognitivas do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro -LTC/NUTES/UFRJ.

O curso já passou por uma série de adequações visando um melhor funcionamento de suas ferramentas e um maior conforto para você e seu orientador.

Atualmente ele faz parte de um projeto de educação continuada proposto pela Área de Saúde do Adolescente e do Jovem (ASAJ) - Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas - Secretaria de Atenção à Saúde - Ministério da Saúde.

topo


 

OBJETIVO

O objetivo deste curso é capacitar profissionais de saúde na atenção integral a adolescentes e jovens, buscando elevar os padrões de qualidade e eficiência dos serviços dirigidos a este grupo etário.

topo


 

ESTRUTURA DO CURSO

O conteúdo do curso foi organizado em três eixos temáticos: crescimento e desenvolvimento, sexualidade e saúde reprodutiva, e principais problemas clínicos.

Optou-se pelo modelo pedagógico de ensino baseado em casos. Os casos foram formulados por profissionais de saúde, tendo como base situações reais vivenciadas no dia a dia de trabalho. Cada caso está associado a diversas competências específicas e transversais. Competência é definida como a capacidade de aplicar adequadamente conhecimentos, habilidades e atitudes para alcançar um determinado resultado em contextos concretos. .As específicas referem-se às habilidades e capacidades técnicas e as transversais são aquelas que contribuem para o desenvolvimento do trabalho como um todo. Os casos foram agrupados em diferentes níveis de complexidade: baixa, média e alta e, identificados por um nome-fantasia.

Para resolver cada caso, você dispõe de algumas ferramentas de apoio: resumos, glossário, dicas, tabelas e gráficos, bem como, de uma série de capítulos do livro Saúde do Adolescente e Jovem: competências e habilidades, disponíveis para download . Todo o material textual encontra-se no formato PDF, o que permite que você os imprima com facilidade.

Para enviar as resoluções de caso ao orientador, o programa lhe oferece um espaço específico.

topo


 

ORIENTAÇÃO

No momento em que sua inscrição for aceita no curso, imediatamente lhe é designado um orientador. Com ele você traçará seu plano de estudo. Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, ele estará ao seu lado, acompanhando todas as tarefas por você realizadas e juntos vocês enfrentarão todas as dificuldades e obstáculos, assim como, comemorarão cada progresso.

O grupo de orientadores é bastante experiente no cuidado de adolescentes e jovens nos serviços públicos de saúde e no monitoramento da construção do conhecimento durante o curso.

topo


 

COORDENAÇÃO

O coordenador do curso é a pessoa responsável pela gestão das atividades pedagógicas. Ele acompanha de perto o trabalho desenvolvido pelos orientadores, desenvolve estratégias para incentivar a participação de todos, como por exemplo, a organização de fóruns de discussão.

Você tem toda a liberdade para procurá-lo durante o curso. Esclareça suas dúvidas, faça comentários sobre a dinâmica proposta, sugira modificações no material didático.

topo


 

SECRETARIA

O secretário tem papel fundamental no curso. Ele será o seu apoio nas dúvidas de navegação no curso, alertará sobre atividades e prazos e esclarecerá suas dúvidas em relação ao funcionamento global do curso.

Procure-o sempre que precisar! Não tenha vergonha de buscar ajuda, mesmo que sua dúvida pareça muito elementar!

topo


 

ATIVIDADES

1. Resolução de casos

Após proceder à leitura de cada parte de um caso, reflita sobre as questões por nós elaboradas. Procure respondê-las esgotando ao máximo as possibilidades. Para isso, aproveite suas experiências anteriores e leituras prévias. Não deixe de consultar a bibliografia disponível no curso e outras fontes de informação.

Um segundo passo é sintetizar as suas hipóteses diagnósticas, sugestões de abordagem e encaminhamentos num quadro esquemático.

As resoluções dos casos serão, finalmente, enviadas ao orientador. O material por você produzido será avaliado cuidadosamente e remetido novamente a você com comentários e sugestões de aprofundamento, quando necessário.

2. Participação em fórum/grupo de discussão

Periodicamente haverá uma lista de discussão sobre um determinado assunto, aberta aos participantes do curso (alunos e orientadores) e sob a coordenação de um especialista convidado.

O orientador poderá organizar fóruns restritos ao seu grupo de alunos, com o intuito de aprofundamento de determinado tema, julgado como relevante no momento.

3. Construção de um caso

Ao término da discussão dos casos selecionados, você deverá elaborar um caso no formato dos estudados, utilizando-se de sua experiência profissional. Ele deve conter a história (uma parte), as questões para reflexão e discussão, a resolução das questões e a confecção do quadro síntese - problemas identificados, ações a serem efetuadas e membros da equipe envolvidos. Uma bibliografia atual deverá ser apresentada. O caso deverá ser encaminhado ao orientador para discussão.

4. Preenchimento da avaliação

Após concluir todas as atividades você deverá preencher o formulário de avaliação. Neste espaço estarão ordenadas perguntas que consideram a qualidade do material, a estratégia pedagógica, a dinâmica do curso, bem como, a sua atuação e dos profissionais envolvidos.

topo


 

REGULAMENTO INTERNO

Como você já deve ter percebido, nosso curso tem como eixo central a interatividade, entendida como a troca de conhecimento e idéias.

Alunos e professores encontram-se separados no espaço geográfico e no tempo. Para garantirmos o que diversos autores expressam como "o estar junto virtual", definimos 72 horas como o intervalo máximo de contato entre orientador e aluno/ aluno e orientador. Fique atento! O programa avisará a você quando este intervalo for ultrapassado.

A comunicação interna será desenvolvida através do correio. Esta estratégia é fundamental para a dinâmica proposta. Não deixe de fazer contato com a equipe docente e grupo de alunos. Os avisos gerais estarão dispostos no quadro de notícias. Leia-os com atenção! Se você desejar divulgar algum evento ou enviar um recado para todo o grupo, utilize o mural de informes.

A sua avaliação será feita constantemente, tendo como base a sua participação, interesse e empenho em solucionar as demandas solicitadas. A interação com o seu orientador é a base do seu plano de estudo. A conclusão das atividades propostas é necessária para a obtenção de seu certificado.

 

Bom trabalho!

topo


 

2010 NESA

Creative Commons License
Plataforma de Educação a Distância Introdução à Saúde Integral dos Adolescentes e Jovens
by Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente is licensed under a Creative Commons Licence:
Atribuição - Uso Não-Comercial - Vedada a Criação de Obras Derivadas (2.5 Brasil).
Based on a work at www.saudedoadolescente.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at ead.adolescentes@gmail.com.